Aos Pais

Bebês nascem, crianças crescem, adolescente se desenvolvem. Tudo isso num longo espaço de tempo, aparentemente curto, pois passa rápido demais, quando vê, já estão na fase adulta, dando início a sua independência.

Os pais, desde a primeira vez que colocam os olhos em seus filhos passam a zelar pela sua segurança e educação, sem deixar de cumprir com suas obrigações diárias, pessoais e profissionais. Sem negar suas necessidades próprias de distração, lazer e até mesmo intimidade. São muitos os compromissos dos quais seu filho ainda não pode participar, havendo assim necessidade de uma solução para que sua rotina não seja tão afetada.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Desenvolvimento Infantil


      Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por grandes transformações e descobertas. Aos poucos, os pequenos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros. Para ajudar você a compreender melhor o universo infantil, preparamos alguns comportamentos de cada faixa etária.

0 a 3 anos
Ação que realiza               Comportamento         Como se comunica

No primeiro mês, reage       Desenvolve um tipo      Quando ouve a voz
perante barulhos muito         diferente de choro        dos pais, o bebê  vi-
altos e pode se assustar       para cada problema      a cabeça.
com o barulho inespera-      que se apresenta,
do.                                      como por exemplo,      Comunica-se através
                                           o constante e agudo      do choro e ruídos. Imita alguns sons
Passa boa parte do                                                  de vogal.
tempo dormindo.                 Com brincadeiras e        Neta fase, é importante organizar a rotina
                                           músicas o bebê fica        do bebê, tornando os horários das atividades
Seu sistema visual é             agitado, realizando          fixas, como por exemplo, trocar a fralda depois
limitado, portanto só           movimentos de pernas,     da mamada ou dar banho todos os dias na
enxerga algum objeto          braços, sorri e dá gri-       mesma hora.
ou alguém se estiver            tinhos.
bem próximo a ele.                                                      É importante que a rotina seja de forma
                                                                                   razoavelmente metódica.
no 2º ao 3º mês, o
bebê já começa a
acompanhar objetos
e pessoas com os
olhos e reconhece
os pais.

Abre e fecha as mãos,
leva-as à boca e suga
os dedos.

Segura objetos com
firmeza por certo tem-
po e consegue pegar
objetos suspensos.

4 a 7 meses

Fica na postura de                     Ri quando algo o agrada e quando          Movimenta a cabeça na direção
bruços e se apóia nos                o desagrada mostra raiva através            do som escutado. Pára de chorar
antebraços quando quer             da expressão facial.                                ao ouvir música.
ver o que está acontecen-
do ao seu redor.                         Nesta fase, alguns bebês podem            Sorri quando quer atenção do
                                                  demostrar medo perante pessoas           adulto.
Rola de um lado ao outro            estranhas.
                                                                                                               Formação do conceito de causa
Apresenta equilíbrio quan-          Fica repetindo os seus próprios              e efeito no momento em que está
do colocado sentado                  sons e imita as vozes das pessoas           explorando um brinquedo.
                                                  ao seu redor.
                                                                                                                Olha, chacoalha, e atira objetos
                                                                                                                ao chão.

8 a 11 meses

Engatinha e senta sem apoio.       Demonstra raiva quando não é o            Localiza a fonte sonora.
                                                   centro das atenções.
Consegue ficar em pé com                                                                       Bate palmas, joga beijo e entende
apoio.                                          Reconhece sua imagem no espelho       quando lhe dizem tchau.
                                                   e reage  com euforia.
Aponta para objetos ou                                                                           Começa a compreender o signifi-
pessoas.                                      Reclama quando é contrariado.             cado de alguns gestos.

Pega pequenos objetos com                                                                   Balança a cabeça quando não quer
o indicador e o polegar.                                                                          alguma coisa.  

                                                                                                              Fase do treino com monossílabas
                                                                                                              do tipo: "ma-ma, da-da, ne-ne".

1 a 2 anos

Andam sem apoio.                       Mostra senso de humor.                      Reconhece o próprio nome.
Com 1 anos e 6 meses pode         Nesta fase, o bebê ainda                     A partir dos 18 meses começa a
começar a correr, subir em           não compreende as regras,                   criar frases curtas.
móveis e ficar nas pontas dos       contudo charoa quando leva uma
pés sem apoio.                             bronca e sorri quando é o centro        A criança começa a formar frases
                                                     das atenções ou quando é elo-          com uma palavra,tipo:"nenê-papá
Vira página de um livro ou re-         giado.                                              nenê-naná", mas até o término do
vistas (várias aos mesmo tempo)                                                            ano constrói frases de até três pa-
                                                     Quando está bravo, pode atirar        lavras como: "quer ver tevê.
Gosta de rabiscar no papel.            objetos ou brinquedos.
                                                                                                             Esta é a fase das perguntas: "que é
Sabe quando uma ilustração            É possessivo. Prefere não com-       isso?"
está de cabeça para baixo.              partilhar brinquedos com as 
                                                       outras crianças.                               Usa o próprio nome.
                                                                                                              Reconhece as partes do seu corpo 
                                                                                                              e de outras pessoas.

                                                                                                              Apresenta atenção para histórias
                                                                                                              pequenas.

2 a 3 anos

Tira os sapatos, chuta bola             Apresenta percepção de quem é.      As frases vão aumentando e surge 
sem perder o equilíbrio.                  Mexe em tudo e faz malcriação,         o plural.
                                                      testando a autoridade de quem          As crianças nesta fase tem uma
Gosta de dançar, consegue             convive.                                            ótima compreensão, entendem tu-
acompanhar o ritmo da                                                                           do que é dito em sua volta.
música batendo palmas.                  Prefere companhia para brincar.
                                                                                                             Pergunta: "cadê", "O que", "onde".
Nesta fase a criança está                 Gosta de participar dos serviços      Fala de si mesma na 3ª pessoa.
pronta para abandonar o uso           de casa, como por exemplo, 
das fraldas.                                      arrumar a mesa do jantar.               Chama familiares próximos pelo
                                                                                                             nome.

3 a 4 anos

Consegue colocar suas rou-            Brinca com as outras crianças.      Constrói frases com até seis palavras
pas e tirá-las sem ajuda de              Apresenta interesse pelos senti-     sobre o dia a dia, situações reais e
um adulto.                                      mentos das pessoas que estão        pessoas próximas.
                                                      ao seu redor, por exemplo, se
Gosta de desenhar.                        perceber que seu pai está triste,      Compreende a existência de regras 
Nesta fase já consegue se-             procura confortá-lo.                       gramaticais e tenta usá-la.
gurar um lápis na posição
correta.                                                                                                É comum a troca do "r" pelo "l", a
Consegue pedalar.                                                                                qual acaba por volta dos 3 anos e  
                                                                                                            6 meses.

                                                                                                           Compreende os conceitos de igual e
                                                                                                            diferente.

                                                                                                           É capaz de separar os brinquedos 
                                                                                                           por tamanho e cor.
                                                                                                           Lembra e contam histórias.

4 a 5 anos

Consegue usar a tesoura,              Está mais sociável com as outras      Nesta fase o vocabulário da criança 
corta papel.                                  crianças.                                         aumentou bastante, já fala muitas pa-
                                                                                                          lavras.
Maior domínio no uso de              se sente grande perto das crian-
talheres.                                        ças menores.                                  Expressa seus sentimentos e emprega
                                                                                                          versos como "pensar" e "lembrar".
Consegue pegar a bola com           Sente vontade de tomar as suas
as duas mãos quando está              próprias decisões.                        Também fala de coisas ausentes e usa
em movimento.                                                                                  palavras de ligação entre as sentenças
                                                                                                         como por exemplo;"e então","porque" 
                                                                                                         "mas", etc.

                                                                                                         Gosta de inventar e contar as próprias
                                                                                                         histórias.
                                                                                                         Consegue identificar algumas letras do 
                                                                                                         alfabeto e números.

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