Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por grandes transformações e descobertas. Aos poucos, os pequenos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros. Para ajudar você a compreender melhor o universo infantil, preparamos alguns comportamentos de cada faixa etária.
0 a 3 anos
Ação que realiza Comportamento Como se comunica
No primeiro mês, reage Desenvolve um tipo Quando ouve a voz
perante barulhos muito diferente de choro dos pais, o bebê vi-
altos e pode se assustar para cada problema a cabeça.
com o barulho inespera- que se apresenta,
do. como por exemplo, Comunica-se através
o constante e agudo do choro e ruídos. Imita alguns sons
Passa boa parte do de vogal.
tempo dormindo. Com brincadeiras e Neta fase, é importante organizar a rotina
músicas o bebê fica do bebê, tornando os horários das atividades
Seu sistema visual é agitado, realizando fixas, como por exemplo, trocar a fralda depois
limitado, portanto só movimentos de pernas, da mamada ou dar banho todos os dias na
enxerga algum objeto braços, sorri e dá gri- mesma hora.
ou alguém se estiver tinhos.
bem próximo a ele. É importante que a rotina seja de forma
razoavelmente metódica.
no 2º ao 3º mês, o
bebê já começa a
acompanhar objetos
e pessoas com os
olhos e reconhece
os pais.
Abre e fecha as mãos,
leva-as à boca e suga
os dedos.
Segura objetos com
firmeza por certo tem-
po e consegue pegar
objetos suspensos.
4 a 7 meses
Fica na postura de Ri quando algo o agrada e quando Movimenta a cabeça na direção
bruços e se apóia nos o desagrada mostra raiva através do som escutado. Pára de chorar
antebraços quando quer da expressão facial. ao ouvir música.
ver o que está acontecen-
do ao seu redor. Nesta fase, alguns bebês podem Sorri quando quer atenção do
demostrar medo perante pessoas adulto.
Rola de um lado ao outro estranhas.
Formação do conceito de causa
Apresenta equilíbrio quan- Fica repetindo os seus próprios e efeito no momento em que está
do colocado sentado sons e imita as vozes das pessoas explorando um brinquedo.
ao seu redor.
Olha, chacoalha, e atira objetos
ao chão.
8 a 11 meses
Engatinha e senta sem apoio. Demonstra raiva quando não é o Localiza a fonte sonora.
centro das atenções.
Consegue ficar em pé com Bate palmas, joga beijo e entende
apoio. Reconhece sua imagem no espelho quando lhe dizem tchau.
e reage com euforia.
Aponta para objetos ou Começa a compreender o signifi-
pessoas. Reclama quando é contrariado. cado de alguns gestos.
Pega pequenos objetos com Balança a cabeça quando não quer
o indicador e o polegar. alguma coisa.
Fase do treino com monossílabas
do tipo: "ma-ma, da-da, ne-ne".
1 a 2 anos
Andam sem apoio. Mostra senso de humor. Reconhece o próprio nome.
Com 1 anos e 6 meses pode Nesta fase, o bebê ainda A partir dos 18 meses começa a
começar a correr, subir em não compreende as regras, criar frases curtas.
móveis e ficar nas pontas dos contudo charoa quando leva uma
pés sem apoio. bronca e sorri quando é o centro A criança começa a formar frases
das atenções ou quando é elo- com uma palavra,tipo:"nenê-papá
Vira página de um livro ou re- giado. nenê-naná", mas até o término do
vistas (várias aos mesmo tempo) ano constrói frases de até três pa-
Quando está bravo, pode atirar lavras como: "quer ver tevê.
Gosta de rabiscar no papel. objetos ou brinquedos.
Esta é a fase das perguntas: "que é
Sabe quando uma ilustração É possessivo. Prefere não com- isso?"
está de cabeça para baixo. partilhar brinquedos com as
outras crianças. Usa o próprio nome.
Reconhece as partes do seu corpo
e de outras pessoas.
Apresenta atenção para histórias
pequenas.
2 a 3 anos
Tira os sapatos, chuta bola Apresenta percepção de quem é. As frases vão aumentando e surge
sem perder o equilíbrio. Mexe em tudo e faz malcriação, o plural.
testando a autoridade de quem As crianças nesta fase tem uma
Gosta de dançar, consegue convive. ótima compreensão, entendem tu-
acompanhar o ritmo da do que é dito em sua volta.
música batendo palmas. Prefere companhia para brincar.
Pergunta: "cadê", "O que", "onde".
Nesta fase a criança está Gosta de participar dos serviços Fala de si mesma na 3ª pessoa.
pronta para abandonar o uso de casa, como por exemplo,
das fraldas. arrumar a mesa do jantar. Chama familiares próximos pelo
nome.
3 a 4 anos
Consegue colocar suas rou- Brinca com as outras crianças. Constrói frases com até seis palavras
pas e tirá-las sem ajuda de Apresenta interesse pelos senti- sobre o dia a dia, situações reais e
um adulto. mentos das pessoas que estão pessoas próximas.
ao seu redor, por exemplo, se
Gosta de desenhar. perceber que seu pai está triste, Compreende a existência de regras
Nesta fase já consegue se- procura confortá-lo. gramaticais e tenta usá-la.
gurar um lápis na posição
correta. É comum a troca do "r" pelo "l", a
Consegue pedalar. qual acaba por volta dos 3 anos e
6 meses.
Compreende os conceitos de igual e
diferente.
É capaz de separar os brinquedos
por tamanho e cor.
Lembra e contam histórias.
4 a 5 anos
Consegue usar a tesoura, Está mais sociável com as outras Nesta fase o vocabulário da criança
corta papel. crianças. aumentou bastante, já fala muitas pa-
lavras.
Maior domínio no uso de se sente grande perto das crian-
talheres. ças menores. Expressa seus sentimentos e emprega
versos como "pensar" e "lembrar".
Consegue pegar a bola com Sente vontade de tomar as suas
as duas mãos quando está próprias decisões. Também fala de coisas ausentes e usa
em movimento. palavras de ligação entre as sentenças
como por exemplo;"e então","porque"
"mas", etc.
Gosta de inventar e contar as próprias
histórias.
Consegue identificar algumas letras do
alfabeto e números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário